25 de junho de 2014

O som e a cor da minha terra: Pedro Ortaça e o som que está na raiz do povo das Missões

Nesta quarta-feira, diretamente do Rio Grande do Sul, o representante da cultura missioneira, Pedro Ortaça e Família estarão em O SOM E A COR DA MINHA TERRA, às 23:00, na TV Brasil. O episódio inédito faz parte do programa Visceral Brasil: as veias abertas da música.


Nascido e criado nos Sete Povos das Missões, o cantor e compositor Pedro Ortaça faz da música um instrumento para manter acesa a fogueira cultural da região, fortemente cultivada pelos indígenas guaranis e pela ordem religiosa Jesuíta.

Ortaça canta histórias de enchentes, de lutas sociais e de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a labutar na terra. Daquele terreno fértil brotam canções e poemas improvisados sobre temas como a honestidade e a amizade, além de pajadas inspiradas por utopias e amores fronteiriços.



Nascido em 1942, hoje Ortaça é Mestre das Culturas Populares Brasileiras – Prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura – e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se com um dos principais baluartes da cultura gaúcha.




2 comentários:

Sara disse...

Eu sempre gostei de encontrar este tipo de coisa, eu gostaria de algum tempo para descansar e ter tempo para ouvir música, eu acho que eu vou ter que encontrar um hoteis em argentina

Pousada das Missões disse...

Olá Sara, estamos próximos da Argentina. Venha nos conhecer. Recebemos muitos conterrâneos seus. Abraços!!