Desde a fundação de Assunção, Paraguai, em 1537, vão se entrelaçando diferentes fatos:
A criação da Companhia de Jesus ocorreu em 1540; em seguida, as diferentes províncias jesuítas: do do Brasil e do Peru; a experiência dos jesuítas em Juli (nas imediações do lago Titicaca), como um prelúdio e modelo de futuras missões guaranis.
Até a fundação da Paraquaria em 1604, onde vemos Roque González de Santa Cruz, Marcial de Lorenzana, Antonio de Barzana, José Cataldino, Simon Masseta, Antonio Ruiz de Montoya e Nicolas Yapuguay para citar alguns, em sua obra de evangelização. Já em 1609 foi fundada a primeira missão: San Ignacio Guazú.
Em seguida, na região Guayrá foram fundadas cerca de onze missões; mas apenas duas sobreviveram ao ataque de Bandeirantes: San Ignacio Mini e Nossa Senhora de Loreto. Ruiz de Montoya realizou o êxodo em massa de Guayrá ao atual território argentino.
O legado jesuíta, está agora presente em sua arquitetura, aparência, na música barroca e missioneira e em suas festividades.
Os diretores compartilharam a Semana Santa em Tañarandy, Paraguai, como a expressão imaterial de um povo com o canto dos "estacioneros", milhares de lâmpadas de óleo, tochas "Apepú" e sua fé, caminhada que iluminou o "caminho ao céu", levada em procissão ao Dolorosa para a descida da cruz.
Alguns desses povos foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, uma vez que em todos se encontram valores históricos e culturais muito originais.
Uma experiência cultural e social única na América, é explorada nesta série de documentários.
Versão completa de 97 minutos do filme sobre as Missões - compreendendo o todo. "Caminho ao Céu". Filme de Sergio Raczko.https://www.youtube.com/watch?v=dNf_kvEwdhE&feature=youtu.be
Publicado por Pousada das Missões - RS em Quinta, 31 de março de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário