25 de outubro de 2015

Pedido de canonização de Sepé Tiaraju será encaminhado ao Vaticano

O pedido oficial para a canonização por martírio do índio guarani Sepé Tiaraju e seus 1,5 mil companheiros será oficialmente entregue, no próximo dia 10 de novembro, ao Bispo de Santo Ângelo (RS).


O irmão marista Antônio Cecchin, responsável pela articulação do processo e grande defensor da memória de Sepé – herói guarani, missioneiro rio-grandense e herói da Pátria brasileira, acredita que a Santa Sé dará sinal verde para a canonização.

“Certamente Roma vai dar o Nihil Obstat, o nada impede para que então procedamos à organização do tribunal diocesano em Santo Ângelo e à nomeação de um postulador”, explicou.

Sepé Tiaraju foi martirizado em 7 de fevereiro de 1756 em batalha contra o exército espanhol pela defesa dos Sete Povos das Missões. Após três dias, 1,5 mil caciques e guerreiros guaranis foram dizimados pelas armas dos exércitos espanhol e português.

Irmão Cecchin acredita que se a Igreja reconhecer o martírio, a causa dos índios no Brasil poderá ganhar uma nova dimensão.

“Os índios do Brasil, não estão tendo chance nem de terra. A luta dos fazendeiros é tão forte que os índios estão se suicidando porque não veem mais futuro, principalmente os guarani. Além de canonizar Sepé, santo e herói do passado, nós, católicos e cristãos, vamos alavancar, a partir do entusiasmo por esse herói, a sorte dos índios que hoje estão nas beiras das estradas sem eira nem beira”, disse o religioso.

Além de Sepé e seus 1,5 companheiros mártires, 3 padres jesuítas dos Sete Povos das Missões, Roque, Afonso e João, também terão os nomes incluídos na postulação como mártires. (RB)

Fonte: Rádio Vaticano


Nenhum comentário: