Para uma noção ampla da história jesuítico-guarani ocorrida nas Missões, é interessante que os visitantes da região conheçam diversos atrativos. Hoje trazemos mais alguns locais imperdíveis!
A arte missioneira representa um dos legados mais belos e valiosos da cultura dos Sete Povos das Missões, e muitas destas relíquias podem ser apreciadas em museus que abrigam peças produzidas durante o período das Reduções, onde se observa a complexidade da fusão da cultura guarani com a européia. O Museu das Missões abriga a maior coleção de arte sacra do país, e o Museu Monsenhor Wolski possui o 2º maior acervo de miniaturas em arte barroca do Brasil.
Quem quer conhecer a história missioneira também não pode deixar de visitar os remanescentes da Redução Jesuítica de São João Batista, o 6º dos Sete Povos das Missões, no município de Entre-Ijuís. O povoado originou-se em função do crescimento da população de São Miguel Arcanjo, a 24km, de onde saíram 2832 índios em 1697, aos cuidados do padre Antônio Sepp.
São João Batista se destacou por ser a primeira fundição de ferro do atual território brasileiro e pelo grande desenvolvimento das habilidades artísticas (arquitetura, produção de variados instrumentos musicais e corais). No povo de São João Batista haviam artistas de todas as profissões, orientados pelo Padre Sepp. Sua presença na região missioneira possibilitou uma rápida evolução das artes em geral e principalmente da música.
O Sítio também mantém um monumento em homenagem ao padre Antônio Sepp. A obra feita em pedra é datada de 1959 e se confunde com as ruínas da própria redução, reproduzindo a figura dos pioneiros da siderurgia no país.
A redução de São Lourenço Mártir, o 5º dos Sete Povos das Missões, foi fundada em 1690 pelo Padre Bernardo De La Veja, que veio de Santa Maria Maior, na Argentina, junto de 3512 índios. A população de São Lourenço chegou a 6.400 habitantes. Os primeiros relatos de viajantes do século XIX dizem que possuía uma igreja com cinco altares, todos com ornatos dourados e de grande desenvolvimento artístico.
Hoje o Sítio Arqueológico, no município de São Luiz Gonzaga, tem remanescentes da Igreja, do cemitério, do colégio e o espaço da quinta da antiga redução. A entrada para visitação é franca.
Conheça as Missões!
Acompanhe-nos também pelo Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário