“Quem vem lá?” Assim, inicia o Som e Luz, com a Terra perguntando aos visitantes quem veio testemunhar a história que ocorreu ali, naquele chão. Diariamente, quando anoitece no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, a paisagem se transforma e entra em cena o espetáculo.
A sensação de assistir ao Som e Luz é única, e o que se vê durante o dia ao visitar as Ruínas, se vive durante a noite ao assisti-lo. O espetáculo foi criado em 1978, e é apresentado diariamente ao anoitecer. Foi produzido com vozes de artistas como Lima Duarte, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Juca de Oliveira e Armando Bógus. Os personagens são a terra, a catedral e os heróis e vilões que ali viveram e lutaram, mataram e dominaram.
As cores do espetáculo têm a ver com a história que é narrada: As ruínas se tornam multicoloridas quando são recordados os tempos áureos e assumem tons dramáticos quando é narrado o final das ferozes batalhas que banharam de sangue a região. Quem vê e ouve não esquece jamais.
“Os estranhos ora atentos com seus olhos assustados, podem ser talvez isentos da culpa dos crimes aqui consumados. Mas já que vieram aqui, devem ouvir nos ventos a verdade que encerrais: como foram arrasados vossos filhos, nossos pais, os tranquilos Guaranis”.
É realmente Imperdível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário