O livro Pedido de Perdão ao triunfo da Humanidade mostra a importância que as Missões tiveram na concepção de um mundo fraternal-igualitário-possível e especialmente na formação da idéia de que a utopia do cristianismo se realizou durante 160 anos da experiência missioneira.
Esta obra tem o objetivo de contextualizar o que foi o mundo missioneiro anteriormente ao período Jesuítico-Guarani, apresentar “A Experiência” e mostrar a herança que aquele período deixou à humanidade.O livro contextualiza as diversas forças que levaram à montagem do projeto missionário, analisando seu crescimento, apogeu e supressão. Também mostra que o Guarani não desapareceu, e que apesar do extermínio de parte da gente daquele período, sua genética e cultura continuam vivas no meio regional e estadual, e nos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).
O livro foi produzido para abrir o coração dos herdeiros dos mandantes das atrocidades contra os povos nativos daquele período histórico para que, de alguma forma, possam ajudar a reconstruir uma vida completa para os herdeiros missioneiros que estão vivos. A Humanidade espera o pedido de perdão dos que enterraram as esperanças da realização da utopia do cristianismo nas Missões.
www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/36843-sete-povos-das-missoes-uma-experiencia-sem-precedentes
www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/36843-sete-povos-das-missoes-uma-experiencia-sem-precedentes
Um comentário:
Região interessante. Saudade de novembro último quando aí estivemos (Hospedados também na pousada...), recebendo uma verdadeira 'Aula de História', com a colaboração de Dna. Véra Dreilich. Um abraço a todos e muito obrigado! Cláudio - www.blogdovelhinho.com.br
Postar um comentário