Moradias dos índios localizadas nas três laterais da praça da redução |
Os quartos foram organizados para formar grupos de blocos, cada um dos quais reunia seis a doze quartos. Alpendres cobriam total ou parcialmente os blocos, mantendo os arredores da habitação ao abrigo do sol e da chuva.
Em algumas missões, como Loreto, havia tantos líderes tribais que todos os membros da mesma tribo poderiam estar juntos nos mesmos blocos. Em outras reduções, as casas se dispunham paralelamente ao lado da praça. Na fachada de alguns destes quartos tinha uma porta e uma janela, acredita-se que a porta não era de madeira, mas de couro.
Estes edifícios foram construídos de pedra lavrada e telhado de duas águas, coberto com cana e telhas, como podemos ver até hoje nas reduções missioneiras do Paraguai que conservaram as antigas casas das reduções:
Imagens das reduções de Santa Rosa e San Tiago (Paraguai) |
O chão das casas muitas vezes era batido, porém nas cidades de San Ignacio Mini e Trinidad, se vê o chão de ladrilhos nas antigas casas dos índios.
Segundo escritos da época os moradores dormiam em redes, o fogo ficava localizado no meio da sala e a ventilação das casas era quase inexistente.
O projeto arquitetônico da Pousada das Missões foi inspirado em algumas características das antigas habitações indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário