Páginas

12 de setembro de 2019

Primeiro Caminho das Missões Internacional recepcionará peregrinos com celebração da Missa da Terra Sem Males

Os olhos do continente sul-americano estarão voltados para as Missões neste domingo, dia 15, quando um evento no Centro Histórico de Santo Ângelo reunirá três pátrias para recepcionar os peregrinos da 1ª Caminhada Internacional “Caminho das Missões”. Eles saíram em 18 de agosto, de San Ignácio Guazu, no Paraguai, a primeira redução Jesuítica-Guarani, com destino a Santo Ângelo, local da última das 30 reduções, para 29 dias de caminhada, cortando 750 quilômetros pelos territórios do Paraguai, Argentina e Brasil.

O “Caminho das Missões Jesuítico-guarani” é um roteiro místico/cultural de peregrinação que percorre os mesmos trajetos que ligavam os antigos povoados missioneiros e que compunham o conjunto – urbano e rural – das Missões Jesuíticas. É um verdadeiro mergulho na história da formação da América. Anda-se pelas antigas trilhas guaranis, caminhos de padres e índios, entre arquitetura, história, florestas e campos, uma jornada de peregrinação mística, de pesquisa, lazer ou esporte. O Caminho das Missões é a integração dos Povos da Nação Missioneira, unindo os três países.

Entre os dias 17 de agosto e 15 de setembro de 2019 esta caminhada integrou os atrativos patrimônios culturais da humanidade e nacionais do território missioneiro do Paraguai, Argentina e Brasil.

No dia 17 de agosto os caminhantes se encontraram em San Ignácio Guazú, primeira redução Jesuítico-Guarani do ano de 1609, nos dias seguintes caminharão por Santa Maria de Fé, Santa Rosa de Lima, Santiago, Ayolas, San Cosme e Damiam, Coronel Bogado, Fram, La Paz, Jesús, Trinidad e finalmente Bela Vista, quando passarão do Paraguai para a Argentina, isto no dia 29, chegando em Córpus. No dia 30, deste ponto partiram para San Ignácio Mini, Loreto, Santa Ana, Cerro Azul, Mártires, Santa Maria Maior, Itacaruaré e San Javier, onde passam da Argentina para o Brasil no dia 5 de setembro, chegando a Porto Xavier.

No dia 6 de setembro seguiram à Assunção do Ijuí, depois Pirapó, São Nicolau, Rincão dos Teixeira, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, Caaró, São Miguel, Carajazinho, São João Batista, Entre-Ijuís e finalmente chegando em Santo Ângelo no próximo dia 15 de setembro de 2019, domingo. 


Na chegada os peregrinos serão recebidos pelas comunidades dos 30 Povos em uma Missa Solene chamada “Missa da Terra Sem Males”. O evento está sendo preparado para recepcionar os participantes da primeira Caminhada Internacional das Missões Jesuíticas. Os peregrinos percorreram 741 quilômetros entre Paraguai, Argentina e Brasil, durante um mês, conhecendo mais sobre a história jesuítica e sete patrimônios culturais mundiais.

A Missa da Terra sem Males foi escrita por Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, líderes no movimento pelos direitos dos povos indígenas. A música desta obra é de composição de Martin Coplas, que estará presente na celebração.

Os acadêmicos/bailarinos do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança da UFSM, sob a coordenação do professor Odailso Berté, farão as intervenções cênicas da obra.

Todos estão convidados a fazer parte deste momento de celebração, fé, retomada histórica e cultural para os povos missioneiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário