Páginas

18 de dezembro de 2018

Novo documentário sobre a utopia Jesuítico-Guarani

O produtor e diretor Vicente Herrero fez um novo documentário, 'U-Topos', para contar as luzes e as sombras da presença jesuíta na América. Relaciona a relação da Sociedade com os estados sucessivos ao longo de três séculos, incluindo a sua expulsão da coroa da Espanha.

O documentário foi feito graças à colaboração com a TV espanhola (RTVE) e um canal de TV local de Valência, chamado Canal9. O diretor trabalhou em 'U-Topos' por um ano. Herrero fundou sua produtora independente Tiempos Difíciles Films em 2003 e, com o nome, conta atualmente com seis filmes, entre documentários de ficção e longa-metragem, com locações que incluem países da América Latina, África e Europa.

Filmagens duraram 12 semanas e aconteceu no Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Espanha e Portugal. A produção contou com a colaboração com a Companhia de Jesus, especificamente Enrique Climent SJ, Bartomeu Meliá SJ e Wenceslao Soto SJ. Herrero encontrou extenso material de pesquisa nos arquivos jesuítas da Espanha, Peru, Bolívia e Paraguai. O documentário inclui também entrevistas com historiadores portugueses e espanhóis.

U-Topos estreou na quarta-feira, 7 de novembro, na Universidade Pontifícia Comillas, em Madri, com a ajuda do diretor e dos jesuítas Wenceslao Soto SJ e Enrique Climent SJ.

Este último, depois de assistir ao filme, reconheceu sua qualidade e o bom trabalho realizado e disse que "o documentário é destinado a gerar debate".

Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário