Páginas

19 de janeiro de 2017

Missões Jesuíticas Internacionais na FITUR

Representantes da região missioneira estão atuando na missão que está em Madri/Espanha, participando da FITUR - Feira de Turismo, que ocorre entre os dias 18 a 22 de janeiro de 2017. A FITUR, evento global para os profissionais de Turismo e dos mercados receptivos e emissivos para a Iberoamérica é uma das principais feiras do calendário do Turismo mundial e importante para o Rio Grande do Sul pelas afinidades culturais e históricas, com crescente fluxo de visitantes da Península Ibérica.

Brasil e Argentina partiram definitivamente e de forma alinhada. Os ministros do turismo desses países – Marx Beltrão (Brasil) e Gustavo Santos (Argentina), ainda no primeiro dia da Feira, reuniram-se com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e com representantes da região missioneira, e definiram as próximas ações conjuntas envolvendo as nações mais relevantes no mercado turístico da América do Sul. No primeiro dia de uma das feiras do setor de viagens mais importantes do mundo, a Fitur, em Madri, o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, aproveitou para traçar um plano de promoção conjunta e avançar na discussão sobre o livre trânsito de turistas de outras nacionalidades entre o Brasil e a Argentina, com o ministro argentino Gustavo Santos. Beltrão também reuniu-se com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e do Caminho das Missões.

Na programação oficial consta ainda o lançamento do Circuito das Missões Jesuíticas, integrando cinco países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Uruguai e Paraguai). O lançamento ocorrerá amanhã entre os eventos de destaque da maior feira de turismo do mundo. 

Estes países irão fazer a promoção conjunta do destino “Missões jesuíticas internacionais”, instaladas há mais de 400 anos no Sul do País e nos vizinhos Argentina e Paraguai. Entusiasmado, o ministro Santos tentará garantir a presença do Papa Francisco, que é argentino, no lançamento do roteiro, em setembro. O ministro argentino vai ainda encaminhar um documento ao Itamaraty pedindo apoio à ideia de estender aos turistas norte-americanos, isentos de visto na Argentina, a possibilidade de passar para o Brasil e ficar alguns dias. “Somos totalmente favoráveis. Para o turismo, em especial da região de Foz do Iguaçu, isso é fundamental. Podemos fazer uma experiência por dois anos. Se der certo, continuamos. Tenho certeza que o Itamaraty vai entender”, comentou Lummertz.

O roteiro é uma iniciativa que engloba cinco países (Argentina, Brasil, Bolivia, Paraguai e Uruguai) que conservam restos arquitetônicos e importantes vestígios históricos e culturais do legado Jesuítico-Guarani. O caminho reúne mais de 15 monumentos considerados Patrimônio mundial da humanidade.

Na feira, o Rio Grande do Sul conta com um espaço destinado à promoção e apoio à comercialização de 27 regiões turísticas gaúchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário