Páginas

1 de junho de 2014

Gaúchos e missioneiros celebram os 90 anos da Coluna Prestes

Está ocorrendo durante esta semana a comemoração dos 90 anos da Coluna Prestes. Vários municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, por onde Luis Carlos Prestes seguiu com a Coluna revolucionária, oferecerão homenagens ao Cavaleiro da Esperança, por meio de seus familiares.

 

No roteiro da família, as cidades de Passo Fundo, Santo Ângelo, Ijuí, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga e Santa Maria estão organizando diversos atos para recepcionar a comitiva, entre eles: visita ao Memorial da Coluna Prestes localizado em Santo Ângelo; visita a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, marco do intento em São Luiz Gonzaga e visita às Ruínas de São Miguel das Missões, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. No dia de hoje, a Pousada das Missões recebe com muita alegria esta família que chega a São Miguel das Missões para a visita ao Sítio Arqueológico, Assentamento da Barra e Aldeia Tekoa Koenju.



Na terça-feira, 27 de maio, Maria do Carmo Ribeiro Prestes, viúva do comandante da Coluna, e seus filhos Luís Carlos Prestes Filho e Mariana Prestes, foram recebidos pelo prefeito de Porto Alegre e pelo governador do Rio Grande do Sul, como Hóspedes Oficiais pelo que representam para a história do Estado.

Maria Prestes e os filhos e a neta Ana Prestes percorreram o Estado, visitando as principais cidades por onde o político comunista e militar passou, para lembrar a trajetória invicta e transformadora desta que é considerada a maior marcha militar da história da humanidade, tendo atravessado 25 mil quilômetros do Brasil, enfrentando combates com o exército do governo, e encerrando-se na Bolívia.

O Congresso Nacional também realizou no último dia 20 de maio, uma Sessão Solene e uma exposição sobre os 90 anos da Coluna, quando parentes de combatentes compareceram para receber homenagens do Senado e da Câmara dos Deputados

Importância Histórica:

A Coluna Prestes foi um movimento político entre os anos de 1925 e 1927, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha. Teve entre suas principais causas, a insatisfação de parte dos militares com a falta de democracia, fraudes eleitorais, concentração de poder político nas mãos da elite agrária e a exploração das camadas mais pobres pelos coronéis.

Maria do Carmo Ribeiro, é pernambucana, foi militante da Juventude Comunista Brasileira e conheceu Luiz Carlos Prestes no ano de 1950 e com ele teve sete filhos: Antônio João Ribeiro Prestes, Rosa Ribeiro Prestes, Ermelinda Ribeiro Prestes, Luiz Carlos Ribeiro Prestes (Luiz Carlos Prestes Filho), Mariana Ribeiro Prestes, Zoia Ribeiro Prestes e Yuri Alexandre Ribeiro. Luiz Carlos e Maria viveram juntos por 40 anos, até a morte de Prestes em 1990.

O livro de memórias escrito pela viúva de Prestes e lançado em sua passagem pelo RS, conta a história de vida de Maria, desde sua infância sofrida de filha de militante comunista, o primeiro casamento, a militância na juventude comunista brasileira até seu encontro – na missão de guardiã – de Prestes, então secretário-geral do Partido Comunista do Brasil, preso no Estado Novo e clandestino por muitos anos, Luiz Carlos Prestes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário