2 de outubro de 2013

As Missões no filme "O Tempo e o Vento"

Baseado na obra homônima de Érico Veríssimo, o filme "O Tempo e o Vento" estreou nos cinemas de todo o país. A produção, dirigida por Jayme Monjardim, tem no elenco Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Cleo Pires, José de Abreu, Paulo Goulart e César Troncoso. 


O filme retrata a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. Para recontar a saga da família Terra Cambará, no período que se estende das Missões até o final do séculoXIX, Jayme Monjardim usa como eixo a história de amor de Bibiana (vivida por Marjorie Estiano e Fernanda Montenegro) e Capitão Rodrigo (interpretado por Thiago Lacerda). Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, a já centenária Bibiana Terra Cambará (Fernanda Montenegro), relembra cento e cinquenta anos de história.

Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, “O Tempo e o Vento” é uma profunda discussão sobre o significado do tempo e da resistência humana diante das guerras.

Na primeira parte de sua trilogia, Erico Verissimo descreveu com riqueza de detalhes a história das Missões, seu apogeu e derrocada, com a Guerra Guaranítica. Esta história aparece no capítulo A Fonte, do livro O Continente, e ocorre na antiga missão de São Miguel Arcanjo, um dos sete povos das Missões.


Logo no início do filme, cenas remetem às Missões Jesuíticas (final do século 18), com a participação de Matheus Costa (Pedro Missioneiro), o uruguaio Cesar Trancoso (Padre Alonzo) e Luiz Paulo Vasconcellos (Cura). As cenas ambientais das reduções jesuíticas, foram feitas em Bagé, com a participação de 50 índios Guarani, oriundos da aldeia Alvorecer, Tekoá Koenju, São Miguel das Missões (RS).





Alguns dos participantes do filme conferindo o resultado:





Um comentário:

Ale disse...

Agora que eu vi o trabalho de Cesar Troncoso, conheci-o para a série O Mesmer e eu acho que é um excelente ator