Páginas

9 de agosto de 2013

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Dia Internacional dos Povos Indígenas
Día Internacional de los Pueblos Indígenas
International Day of the World's Indigenous People
Journée internationale des populations autochtones



O dia internacional dos povos indígenas foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1995, através de decreto que indicou o dia 09 de agosto para a referida data.

As reuniões iniciaram-se em Genebra, onde grupos indígenas se reuniam buscando garantir suas condições de vida, seus direitos humanos, que eram marginalizados. O movimento causou atitude de reflexão sobre tais condições subumanas que os mesmos viviam, além do direito a terra e ao resgate de sua cultura. Outros pontos importantes discutidos no evento foram: os impactos sofridos pelos aborígines; a promoção da manutenção de sua cultura pelo mundo, patrimônio cultural e histórico que deve ser preservado por suas riquezas, por sua sabedoria milenar, por suas contribuições para a diversidade das civilizações, tendo se tornado riquezas da humanidade.
Antiga imagem da Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo - RS

foto: André Arcênio para Pousada das Missões

Com o passar dos anos, através da reunião, foi instituída a Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos Povos Indígenas. A Comissão dos Direitos Humanos também atuou no projeto, a fim de garantir tais direitos.

Porém, a iniciativa ainda é pequena diante de tantos anos de extorsão, discriminação, preconceito e descaso a que a etnia indígena sofreu e suporta até os dias de hoje, mesmo estando protegidos pelo documento, que aparece em quarenta e seis artigos que abordam sobre seus direitos e dignidade.

Não importa a região em que se encontram, o país, o estado ou a cidade, nem tampouco as tribos às quais pertencem. Os índios merecem respeito e dignidade.

Sabe-se que assim como outras etnias, devem ser considerados em seus valores, em seus costumes, em seus saberes e cultura. No caso do Brasil, valorizar os índios e lutar continuamente por seus direitos torna-se ainda mais importante, considerando que os índios são a nossa origem e os primeiros cuidadores da terra. Diante disso, protegê-los contra a dominação de homens de outras progênies, contra a destruição dos seus meios naturais de sobrevivência, contra a falta de política que garantam sua educação, saúde e bem-estar é uma obrigação de todos, segundo a última Constituição do Brasil. O dia de hoje é um momento para refletir e mais uma oportunidade de agir!






Nenhum comentário:

Postar um comentário