Páginas

15 de julho de 2013

Os benzedores, rezadores e mateiros de São Miguel das Missões

Além da herança histórica e arquitetônica, há também nas Missões legados culturais muito presentes. Um deles é a herança dos pajés que realizavam as curas através de chás, rezas e benzimentos. Hoje encontramos em São Miguel das Missões mais de 50 pessoas que são benzedores, rezadores e mateiros, e que afirmam curarem os mais diversos males.

Em 2006 iniciou-se no município um trabalho de valorização dos benzedores e rezadores através de um mapeamento, com o objetivo de saber quantos eram e onde residiam. Também ocorreu um encontro municipal destes profissionais.

O benzedor é uma pessoa que realiza seus benzimentos através de gestos e orações, utiliza também copos com água, rosários e pequenos ramos verdes, cada um a sua maneira. Caso o doente não possa ir até o benzedor, a cura pode se dar através do benzimento de objetos do enfermo. Os benzimentos são gratuitos.



 
Em São Miguel já ocorreram encontros locais, estaduais e nacionais de Benzedores, Rezadores e Mateiros, inclusive esta ação foi responsável por um prêmio nacional do Ministério da Cultura.



Diariamente recebem pessoas em suas casas que vem em busca de alívio para suas inquietudes. São visitantes vindos dos mais diversos locais do Brasil e de outros países.

Nenhum deles cobra pelos serviços prestados e tomam o bem que fazem como um ato de caridade. É normal vermos os pais levando seus bebês, ou mesmo jovens ou pessoas de mais idade entre aqueles que acorrem aos serviços.

Nas Missões milenarmente havia pessoas que procediam benzimentos, desde o período de 10.000 anos atrás, nas tribos anteriores aos índios Guarani, há cerca de 2.500 anos com a chegada destes e até nossos dias com os que seguiram esta cultura milenar, obviamente agora com reflexo da presença do cristianismo, que se deu a partir de 1626, com os jesuítas entre os nativos.

Quanto aos mateiros são pessoas especializadas em fitoterápicos. Conhecedores das plantas nativas dos campos e florestas e que detêm um conhecimento fantástico passado através das gerações, e com efeitos cada vez mais estudados pela ciência.