Páginas

6 de junho de 2013

Espetáculo de Som e Luz

“Os estranhos ora atentos com seus olhos assustados, podem ser talvez isentos da culpa dos crimes aqui consumados. Mas já que vieram aqui, devem ouvir nos ventos a verdade que encerrais: como foram arrasados vossos filhos, nossos pais, os tranquilos Guaranis”. (Espetáculo de Som e Luz)

O mais antigo espetáculo sem interrupção no Brasil faz com que seja possível compreender melhor a Saga dos Jesuítas e Índios Guaranis, especialmente o segundo ciclo missioneiro: como surgiram, desenvolveram-se e foram destruídos os 7 Povos das Missões.
Com duração de 48 minutos, é apresentado todos os dias ao anoitecer em frente à Igreja do Sítio Arqueológico do único Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade do Sul do Brasil. Foi criado em 12 de outubro de 1978 pelo governo do Estado. Atualmente o gerenciamento é da municipalidade de São Miguel das Missões, que é o responsável pela administração e manutenção da estrutura.
Os ingressos estão à venda 1h antes do início do evento na Secretaria Municipal de Turismo, em frente à guarita de acesso ao Sítio Arqueológico.
 A produção e a direção geral do espetáculo são de Darvin Gazzana e o texto é de Henrique Gazzana. 

Vários atores brasileiros fizeram parte da produção do espetáculo:

Terra: Maria Fernanda 
Catedral: Fernanda Montenegro
Pe Antonio Sepp: Paulo Gracindo
Gian Batista Primoli e Giuseppe: Juca de Oliveira
General Gomes Freire de Andrade e Marques de Valdelírios: Armando Bógus
Emissário: Rolando Boldrin
Sepé Tiaraju: Lima Duarte

Participação especial do coral da UFRGS, regente Arlindo Teixeira.